Passe Livre protesta contra proposta do metrô

No dia em que se encerrou o prazo para o envio de sugestões e contestações ao projeto do metrô em Curitiba, o Movimento Passe Livre (MPL) protestou ontem, na Praça Rui Barbosa, contra a proposta. O grupo alega que o projeto não traz mudanças efetivas para a cidade, sendo necessária maior discussão com os curitibanos. Os integrantes afirmam que protocolaram formalmente suas contestações.

De acordo com o movimento, os R$ 2,3 bilhões orçados no projeto poderiam ser utilizados para a compra da frota de ônibus, o pagamento de tarifas zero à população ou ainda a atuação de outro meio de transporte público. “O recurso pode ser melhor investido. Da forma que está, com o trajeto de sobreposição e sem interligações com os terminais, o projeto só traz benefícios para a especulação imobiliária e para as empresas, mas não resolve o problema da população”, afirmou um militante do movimento. Nenhum integrante do grupo quis se identificar.

Além de contestar o projeto, o MPL pretende solicitar a impugnação da licitação para execução das obras, que ainda não tem previsão para ser lançada. No entanto, o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) alega que foram realizadas duas audiências públicas para discutir o assunto e o prazo para discussão do projeto se estendeu por dois meses, período maior do que o previsto em lei. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, “as sugestões apresentadas serão avaliadas e as coerentes com o projeto irão ajudar a formatar o edital de licitação”.

Voltar ao topo