Passarela finalmente instalada na Vila Pantanal

O entroncamento de trilhos que atravessa a Vila Pantanal, região do bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, já conta com uma passarela para passagem dos pedestres que, antes, se arriscavam pulando as 19 linhas férreas que passam pelo local. Por causa do perigo a que a população se expunha, a iniciativa privada tomou as rédeas e executou a obra, que será inaugurada oficialmente na manhã de hoje. A passarela de 170 metros vai evitar que os moradores corram risco de atropelamento e tenham de aumentar a caminhada para desviar dos trilhos.

As linhas ficam dentro do pátio de manobras da América Latina Logística (ALL), de onde partem cerca de 70 trens por dia. Por ali, boa parte dos cerca de três mil moradores da Vila Pantanal passavam diariamente, pulando trilhos e se aventurando em meio aos vagões, para chegar ao Jardim Paranaense, onde estudam ou trabalham. "Tinha que passar. Levo as crianças para a escola e vou trabalhar todo os dias do outro lado", diz a doméstica Elza Machado, que ontem já podia usar a passarela, parcialmente liberada. O último atropelamento no local ocorreu há dois anos.

A passarela da Vila Pantanal é a única para pedestres na região de Curitiba que passa sobre a ferrovia. Nos outros pontos da cidade, de acordo com a gerente de relações corporativas da ALL, Priscila Cláudia Pereira, não há necessidade porque a linha é isolada. "Mesmo assim, este ano vamos investir em sinalização para passagem de nível", adianta. Somente no ano passado, aconteceram sete atropelamentos nas linhas férreas que cortam Curitiba.

Rodovias

Assim como nos trilhos, a prudência do pedestre é fundamental para evitar acidentes também nas rodovias. No perímetro urbano da BR-277, por exemplo, a concessionária Ecovia notou que, apesar da instalação de telas de contenção em torno das passarelas, os atropelamentos com morte aumentaram: em 2004, os dez primeiros meses contabilizaram 17 atropelamentos com quatro mortes, enquanto no mesmo período de 2005 foram 21 atropelamentos com seis mortes, todos nas proximidades das passarelas. Do quilômetro 66 ao 83 – perímetro urbano entre Curitiba e São José dos Pinhais – existem sete instaladas.

A concessionária Rodonorte, que administra o trecho da BR-277 entre Ponta Grossa e Curitiba, também constatou que 41% dos 71 atropelamentos registrados em 2005 nos perímetros urbanos de todo o trecho de concessão aconteceram a menos de 400 metros das passarelas. A concessionária possui onze passarelas instaladas em todo o trecho, sendo três em Ponta Grossa, uma em Castro e as demais nas regiões de perímetro urbano de Campo Largo e Curitiba – esta última uma das que mais concentram atropelamentos.

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