Passarela de pedestre, risco diário na Ferrovila

Moradores da Ferrovila, na Cidade Industrial de Curitiba, estão preocupados com o estado de conservação de quatro passarelas de madeira para pedestres, localizadas sobre uma valeta, que fazem a ligação entre as ruas Orestes Sá e Shirley Solange Montovani. As passarelas estão cheias de buracos, tábuas soltas e com as estruturas de sustentação enfraquecidas.

“É um perigo passar por elas: já vi muitas pessoas caírem e se machucarem”, conta a dona-de-casa Maria Olívia Calixtru. “O pior é que as passarelas são a única maneira de atravessarmos a valeta.”

O aposentado Lino Vedan é uma das vítimas das passagens mal conservadas. Há um mês, ele precisou atravessar, prendeu o pé em um buraco e acabou caindo. “Felizmente não me machuquei, mas desde que o acidente aconteceu não tenho mais coragem de andar pelas passarelas, afirma. “Uma pessoa com menos sorte pode sair ferida.”

A segurança das crianças é a principal preocupação do morador Márcio Leal, que atualmente está desempregado. Segundo ele, daqui a alguns dias terminam as férias escolares e muitos estudantes terão que atravessar as passarela para poderem chegar até a escola. “Não há segurança nenhuma para que as crianças atravessem”, comenta. “Quem tem filhos pequenos precisa ficar o tempo todo cuidando para que eles não atravessem desnecessariamente.”

Os moradores já procuraram a Prefeitura e querem que as pontes sejam restauradas. “Há vários meses estamos ligando para a prefeitura”, diz Márcio. “Quem nos atende sempre diz que logo o problema vai ser resolvido, mas nunca ninguém faz nada. Acho que o ideal seria a construção de passarelas de concreto.”

Prefeitura

De acordo com o engenheiro civil Sílvio Hauare, da Prefeitura de Curitiba, as passarelas estão em péssimas condições de conservação devido à ação de vândalos que atuam na região. Para garantir maior segurança aos moradores, as passarelas devem passar por obras de reforma a partir da próxima semana. Elas não serão reconstruídas em concreto, mas irão receber tábuas novas e corrimãos.

Voltar ao topo