Aperto

Passageiros reclamam de lotação em microônibus

A substituição de ônibus convencionais por microônibus vem desagradando os passageiros da linha Santa Gema, cujo ponto final fica no Barreirinha, em Curitiba. Principalmente nos inícios de manhã e finais de tarde, os veículos saem lotados e a maioria dos usuários viaja em pé.

“Muitas vezes, ficam pessoas para fora do ônibus, que não conseguem entrar por causa da lotação e acabam tendo que esperar outro veículo. Quem bate cartão no trabalho se incomoda bastante, pois chega atrasado e acaba tendo prejuízos financeiros”, conta o motorista Brasilino da Luz, que é usuário da linha.

A dona de casa Laudir da Silva, que também utiliza com freqüência o Santa Gema, confirma que é difícil conseguir lugar para sentar dentro do ônibus. “Mesmo idosos e deficientes físicos acabam tendo que ficar de pé. Além disso, os ônibus da linha costumam atrasar bastante, geralmente entre quinze e vinte minutos”, revela.

Os atrasos ocorrem em função do tempo que a grande quantidade de passageiros leva para embarcar e desembarcar, e também pelo fato de o motorista acumular a função de cobrador.

Prefeitura

A prefeitura de Curitiba, através de sua assessoria de imprensa, informa que a utilização de microônibus em algumas linhas da cidade vem ocorrendo pela pouca utilização das mesmas.

“Para o caso específico da linha 274 – Santa Gema, constatamos que a média de passageiros por viagem na hora de maior movimento no período da manhã é de 48, entre 6h45 e 7h41. No período do almoço, a maior demanda registrada é no horário de 13h, no sentido bairro/centro, com um total de 45 passageiros. Quanto ao retorno no período da noite, a média atinge 54 passageiros, entre 17h40 e 18h20. Os veículos ora em operação possuem capacidade para transporte de até 72 passageiros por viagem. Dessa forma, temos uma taxa de ocupação de 66%, 62% e 75% respectivamente. Portanto, constatamos que a oferta de viagens/dia encontra-se compatível com a demanda de passageiros, não necessitando, por ora, da inclusão de mais veículos ou viagens para os dias e períodos solicitados”, comunica.