Páscoa com 20 mortos nas estradas do Paraná

Aumentou em 18% o número de acidentes nas estradas do Paraná neste feriado de Páscoa em relação ao ano passado. No total foram 321 acidentes, com 222 feridos e vinte mortos. Para o sargento da Polícia Rodoviária Estadual, Dário Júnior, a principal causa desse aumento é a negligência e imprudência de alguns motoristas.

Nas estradas federais o número de acidentes ficou parecido com os do ano passado. Em 2003, foram 98 acidentes, 75 feridos e 3 mortos. Em 2004, ocorreram 97 acidentes, 69 pessoas saíram feridas e houve 7 óbitos. Mas nas estradas estaduais houve um aumento significativo de acidentes: de 166 subiu para 224. No entanto, mesmo com esse acréscimo, o número de feridos ficou abaixo de 2003, 153 contra 174 do ano passado. O número de mortes também ficou parecido: 12 em 2003 e 13 este ano.

Para a chefe da comunicação social da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Polo, a grande quantidade de acidentes se deve, em parte, ao aumento do fluxo de veículos durante o feriado. Em dias normais trafegam pela BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, de 400 a 500 carros por hora. No feriado houve picos de até 3,5 mil carros. Na BR-376, entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina, o movimento também foi intenso, subiu de 800 para 3,5 mil carros por hora. “Os motoristas dirigem como se a estrada estivesse em condições normais. Não tomam nenhum cuidado a mais”, comenta.

A chuva que caiu na volta do feriado também colaborou para aumentar os acidentes. Só nas estradas estaduais foram 79 no domingo, com sete mortos. Mas segundo o sargento Dário, o clima é apenas um dos fatores para o aumento no número de acidentes. O principal problema é mesmo o motorista. “Houve um aumento de falhas humanas. No início do feriado a pressa está em chegar logo ao destino. Na volta é para chegar em casa”, destaca.

Voltar ao topo