Parte dos estudantes já voltou às aulas

Esta semana será marcada pela volta às aulas em todo Estado. Como de praxe já há alguns anos, as escolas têm datas diferentes para suas férias, o que faz com que o retorno dos alunos não aconteça num só dia. Na rede estadual de ensino a maioria dos estudantes retorna amanhã. Já na rede municipal de Curitiba, a data na qual mais estudantes devem retornar às aulas é quinta-feira. Ontem, algumas escolas já reiniciaram as atividades.

Conforme a superintendente da Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Yvelise Arco-Verde, o Paraná tem cerca de 2.200 escolas que atendem 1,7 milhão de alunos. “A maioria volta amanhã. Ontem em algumas escolas os professores retornaram para participar de dois dias de planejamento”, contou. Yvelise lembrou que as escolas têm seis opções de datas para retornarem às aulas. “O ano letivo será concluído no meio de dezembro”, relatou.

Segundo assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a cidade tem 159 escolas do ensino fundamental. Os 115 mil alunos retornam às aulas em quatro dias distintos. Ontem foram 33 escolas. Hoje mais uma. Na quinta-feira, voltam 124 escolas e na sexta mais três.

Trânsito

Com o retorno às aulas, a frota circulante em Curitiba deve aumentar em 14%. Cerca de 33 mil veículos devem voltar a circular esta semana. A Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) realiza trabalhos preventivos de embarque e desembarque nas escolas. Além da segurança aos alunos, as operações visam a combater os congestionamentos. São 150 mil estudantes de 228 escolas que participam dos três projetos de trânsito nas escolas da Diretran. O projeto Operação Escola II atende 46 escolas particulares e uma pública na região central da cidade. Pelos cálculos da diretoria, esse projeto atinge 43 mil estudantes. Para cada estudante beneficiado, mais três pessoas não enfrentam congestionamento, conforme a Diretran.

Voltar ao topo