Parte dos aprovados na UFPR pode escolher as cotas

Os 14.726 candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular 2012/2013 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebraram o resultado divulgado ontem. Parte deles tem entre hoje e quinta-feira para avaliar a mudança no sistema de cotas e se recadastrar no site do Núcleo de Concursos. Essa foi a solução para adequar a seleção à Lei Federal n.º 12.711/2012, que instituiu a renda per capita inferior a 1,5 salário-mínimo (R$ 933) como critério para concorrer pela nova cota social.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, alerta que quem optar pela nova cota social deverá comprovar no ato da matrícula a situação financeira. “Quem não comprovar perde a vaga e vai responder por falsidade ideológica”. Quem optar pela cota e não conseguir a nota de corte volta para a concorrência geral. Sobre a inclusão da renda per capita como critério, o reitor acha o sistema da UFPR mais justo. “Enquanto na cota social da UFPR, a exigência é que o aluno tenha cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escola pública, no critério previsto pela lei, o aluno pode ter estudado apenas no Ensino Médio em escola pública”.

Quem está habilitado a disputar tanto a cota social da UFPR quanto a estabelecida pela lei vai encontrar no site www.nc.ufpr.br como ficarão as ofertas de vagas no próprio curso em uma eventual migração. O reitor diz que é impossível prever qual situação será mais vantajosa. “É uma escolha de foro íntimo. E quem já estiver cadastrado em uma das cotas e não quiser mudar, não precisa fazer o recadastramento”. Akel considera muito positiva a evolução da inclusão social ao longo dos nove anos de políticas afirmativas. “Hoje 38% dos nossos estudantes são de baixa renda, ou seja, com renda familiar inferior a cinco salários mínimos”.

Descontentes

Entre os aprovados, a opinião entre o ritmo de estudos para a segunda fase divide opiniões. A estudante Lisandra Fabiane de Oliveira, 17 anos, que disputa uma vaga no curso de Publicidade acredita que as próximas semanas serão mais tranquilas porque só terá pela frente a prova de produção e compreensão de textos. Já o estudante Kaype Daniel de Abreu, 19, que concorre a uma vaga em Jornalismo, pensa diferente: “agora é escrever redação dia e noite”.

O novo sistema de cotas deixou os estudantes descontentes. “É o jeito que o governo encontrou para não melhorar o ensino público”, aponta Ana Carolina Foltran Júlio, 17. Até Kaype, que está na cota social da UFPR, discorda: “não é o melhor caminho para a inclusão. As cotas mascaram a falta de qualidade do ensino”. Ele está em dúvida se vai se recadastrar para a cota social por renda.

Os candidatos deverão retirar seus comprovantes de ensalamento a partir de 4 de dezembro no site do Núcleo de Concursos. As provas da segunda fase acontecem entre 9 e 10 de dezembro. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de janeiro.

Voltar ao topo