Turismo

Parque Estadual do Monge será reinaugurado

Será reaberto, nos próximos meses, o Parque do Monge, no município da Lapa. O espaço será reinaugurado após processo de modernização estrutural. Com a reabertura, pretende-se fomentar o turismo e o comercio de artesanato produzido na região. A ideia ainda é ampliar e incentivar diversos cursos de capacitação em artesanato.

Durante o período de execução das obras, por questão de segurança, o Parque ficará com restrição de visitas, mas as pessoas ainda podem fazer a Trilha do Monge. “É a primeira vez que eu venho. Ouvi falar da água milagrosa, que muita gente diz que ajuda em feridas e dores. Então eu tinha curiosidade em vir ao Monge. Gostei bastante. É um lugar de paz, tranquilidade e energia positiva. Recomendo a todos”, disse a secretária da Ação Social em Almirante Tamandaré, Ângela Siqueira.

Para a assistente social de Almirante Tamandaré, Neodete Xavier de Lima, que visita a Trilha do Monge também pela primeira vez, as obras vão melhorar os acessos ao local. “As obras vão trazer mais acessibilidade e conforto ao público, além de possibilitarem outros locais, como o oratório que estão construindo. Eu indico a visita e pretendo vir mais vezes com a minha família”.

OBRA – A empresa Valor Construtora e Serviço Ambiental Ltda é a responsável pelas obras que começaram no dia 10 de janeiro deste ano. A previsão para conclusão dos serviços, no Parque Estadual do Monge, na Lapa, é julho de 2014. Estão sendo investidos R$ 1,38 milhão.

Serão feitas melhorias em toda a infraestrutura do parque. As equipes trabalham atualmente nas calçadas que dão acesso ao estacionamento, oratório e mirante. Além da construção do oratório, serão modernizados também a lanchonete, sanitários, bancos externos, anfiteatro, centro de apoio, guaritas e portais. Está programada a limpeza e melhoria nas trilhas, além de paisagismo e colocação de bebedouros. Toda a obra é fiscalizada pela Paraná Edificações.

“O Governo do Paraná vai entregar neste ano o parque todo modernizado, proporcionando mais conforto aos visitantes. O que permitirá a reabertura deste espaço, atendendo um compromisso com a população que esperava o espaço revitalizado”, disse o secretário estadual da Infraestrutura, José Richa Filho.

A antiga obra do Parque começou em 2008, e o local está com restrição de visitas desde 2010. A empresa anterior, responsável pela obra, não estava cumprindo o contrato, que foi suspenso em agosto de 2012.

“O Governo do Estado vai resolver o passivo deixado pela empresa e governo anterior. Vamos devolver para a comunidade o Parque inteiro revitalizado, assim podemos levar à Lapa o desenvolvimento turístico e todos os benefícios que a Unidade de Conservação ativa e bem cuidada traz para a região e para o Estado”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

PARQUE – O parque tem grande importância turística e religiosa para o Estado. Além de área de lazer, é o local onde, no Século 19, teria vivido o monge João Maria, personagem central da Guerra do Contestado. O parque é uma Unidade de Conservação, gerenciada e mantida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A unidade é a segunda em números de visitação.