Parque do Passeio Público ganha réplica de balão

O Passeio Público de Curitiba está ganhando um novo playground com uma réplica do balão Granada, que decolou do Passeio e caiu sobre a Catedral de Curitiba há 101 anos. O novo parque infantil está sendo instalado pela Prefeitura dentro do mais antigo e central dos parques da cidade. Até o fim de julho próximo, crianças poderão se divertir num moderno conjunto de equipamentos.

Equipes contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo projeto do novo playground trabalham na instalação dos últimos brinquedos como as gangorras, carrossel, escorregadores e também fazem os acabamentos dos que já foram instalados.

A réplica do balão Granada tem altura de 5,39 metros do chão ao topo e é todo feito em metal. Ele é uma referência aos 100 anos do vôo do balão Granada, que foi pilotado pela espanhola Maria Aida, em 21 de abril de 1909. O balão alçou vôo do Passeio Público e caiu na torre da Catedral. Maria Aida foi resgatada e aclamada pelo feito audacioso para a época.

O balão fica no centro de um complexo de brinquedos, elevado a 1,5 metros do chão. Alguns dos antigos brinquedos do atual playground do Passeio foram recuperados e aproveitados dentro das novas atrações.

Uma das reformas foi na plataforma de cimento. De lá, sairá uma passarela metálica interligando aos brinquedos. O complexo tem seis escorregadores, de níveis de altura e formas diferentes, como espiral, tobogã e com pistas para escorregar em dupla. Para subir na plataforma, a criança poderá usar a escada de metal, de corrente ou garras de escalada. Segundo a arquiteta, as opções também ajudam a estimular os sentidos das crianças.

Em volta do complexo serão instalados outros brinquedos, como dois conjuntos de gangorras e de balanços, um carrossel e uma centopeia. A centopeia é formada por arcos de metal com botas estilizadas nas laterais, imitando a forma do animal. As crianças podem passar agachadas por dentro dos arcos. A previsão é de que o playground seja aberto ao público no fim de julho.