Parque de Vila Velha continua fechado

O governador Jaime Lerner entregou ontem as obras de revitalização do Parque Estadual de Vila Velha. Mas o local ainda não pode ser aberto ao público porque tramita na justiça uma ação civil pública que exige a comprovação em juízo de que as obras executadas seguiram o plano de manejo. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, José Andregueto, há dez dias o governo entregou à Justiça todas as informações sobre as intervenções realizadas no local. Ele tem esperança que ainda este ano as visitas sejam liberadas.

A história da revitalização de Vila Velha começou em 1978, quando um grupo de catorze pessoas entrou na Justiça, representado pelo advogado Rene Dotti, ajuizando uma ação popular contra o Estado e a então gestora do parque, a Paranatur. Eles exigiam que o local fosse restaurado, devolvendo-lhe suas características naturais.

A decisão favorável saiu em 1993 mas só em 2001 as duas partes se reuniram para elaborar o plano de manejo. Depois que as obras começaram em janeiro deste ano, o grupo visitou o local e constatou irregularidades. O juiz da 41.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Antônio Domingos Ramina Júnior, pediu que eles fizessem um estudo. O parecer, elaborado pela especialista em estudos da paisagem, Daniela Biondi, da UFPR, apontava que as trilhas foram revestidas com material inadequado. A via de acesso ao parque é asfaltada, por isto provoca grande contraste com as características do local e a área das piscinas deveriam ser usadas para criar espaços culturais, mas estão abandonadas.

Segundo o secretário as obra realizadas seguiram o plano de manejo. Ele explica que a piscina e o asfalto não foram removidos porque a retirada do local pode ser mais prejudicial do que a sua conservação. Mas Andregueto afirmou que os estudos sobre o destino das duas obras estão sendo feitos em parceria com a Fundação da UFPR. Quanto às trilhas, o secretário afirma que possuem pareceres técnicos mostrando que foram tomadas as medidas certas.

Voltar ao topo