Uma maquete gigante do mapa do Paraná ao ar livre, com cerca de 4.700 m2, mostrando todos os municípios, represas de captação de água, malha rodoviária e bacias hidrográficas, é a nova atração do Parque da Ciência, em Pinhais, no antigo Parque Castelo Branco. É o Palco do Paraná, inaugurado ontem. Por ele é possível caminhar e conhecer a história de cada região, contadas por meio de peças teatrais.
“A maquete por si só já é um projeto de educação, desde o momento em que a percorremos observando suas características, até que, de repente, se transforma em palco”, afirma a diretora do palco, Lunamar Rodriguez. Patrocinado pela Petrobras, junto com o Ministério da Cultura, o projeto é resultado de diversos estudos feitos por uma equipe de professores e pesquisadores de universidades paranaenses, e visa contar a história do Paraná de forma lúdica e alegórica.
A diretora explica que os espetáculos são destinados ao público escolar, especialmente a partir da quarta série, que já possui conteúdos da história do Estado em sua formação. “Como o objetivo do espetáculo não é repassar conteúdos da grade curricular, os professores podem usar elementos das peças para reflexões e abordagens dentro da sala de aula”, explicou Lunamar. O público acompanha o percurso junto com os atores na maquete, e muitas vezes se tornam elementos do próprio espetáculo.
Programa
Até o fim do ano, quatorze grupos teatrais de diversos municípios do Estado, selecionados a partir do Concurso de Elaboração de Roteiros para a Mostra de Teatro Amador de Caráter Educativo, vão apresentar quatorze espetáculos no local. A expectativa é atingir um público de noventa mil estudantes até dezembro. Ontem, na inauguração, o público pôde conferir A saga da condessa Mariquinha e sua fiel escudeira Mameluca, com o grupo Brincantes de Curitiba, que representou os acontecimentos marcantes do povo do Paraná, como o tropeirismo, perseguição dos índios, a busca do ouro e a colonização. Como elementos culturais, o grupo usou o fandango, a cavalhada e a folia de reis.
As apresentações no Palco do Paraná acontecerão sempre de terça a sexta-feira, às 9h30 e 15h, e nos sábados e domingos, às 11h e 15h. O número mínimo de participantes é de vinte, e máximo, de oitenta pessoas, que devem agendar horário com uma semana de antecedência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 665-7171 ou no site www.parquedaciencia.pr.gov.br.


