Parque da Ciência é inaugurado

Curitiba tem mais um espaço de interatividade. Foi inaugurado ontem o Parque da Ciência, um projeto que tem como objetivo integrar a arte e ciência em um mesmo espaço. A obra foi coordenada pela Emater-PR, em parceria com mais de dez empresas, entre elas a Sanepar e a Petrobrás.

Segundo o engenheiro agrônomo Ednei Bueno do Nascimento, um dos pioneiros do projeto, o novo espaço vai abrigar vários projetos entre eles, o circo da ciência, que vai ensinar a arte circense, o Palco do Paraná, onde grupos teatrais do interior vão se apresentar para os visitantes e o Exploratório, que é um conjunto de quatro galpões composto por vários pavilhões para projeção, iluminação, exposição de fragrâncias, experimentos e maquetes. Um deste pavilhões vai ter uma exposição permanente da Petrobrás sobre a exploração do Petróleo.

Vários temas

Além disso, o parque compreenderá um programa de atividades desenvolvidas no Centro de Referência e Documentação, Praças das Artes, destinada a apresentações de grupos portadores de deficiência física e o projeto Mundo do Campo, onde serão realizadas atividades agropecuárias como ensino de técnicas agrícolas e cultivo de plantas medicinais.

Os visitantes ainda poderão ver uma feira artesanal, onde serão vendidos produtos criados e cultivados no próprio espaço, um salão para exposições temporárias, auditório, centro de equitação e ciclovia. O novo espaço também fará intercâmbio com universidades e comunidade científica.

Reciclar

O prefeito Cassio Taniguchi participou no final da manhã de ontem da abertura do Parque da Ciência, inaugurado pelo governador Jaime Lerner. “Ganhamos um parque onde as crianças, professores e cientistas terão espaço para seu desenvolvimento intelectual”, disse Cassio.

O governo estadual investiu R$ 12 milhões no Parque da Ciência, que beneficia diretamente 820 mil estudantes da Região Metropolitana de Curitiba. Ele substitui o Parque de Exposições Castelo Branco.

Também foi inaugurado o Parque das Nascentes, ligado ao Parque da Ciência por uma ciclovia de 3,110 km. O Parque da Ciência, com 80 hectares e 40 mil metros quadrados de construções, tem cinco centros de conhecimento: Exploratório, Mundo do Campo, Centro de Referência e Documentação, Circo da Ciência e Palco do Paraná, que tratam de temas como água, energia, meio ambiente e cidades. Tem capacidade para receber até 20 mil visitantes por dia. A entrada será gratuita.

Voltar ao topo