Parque com nome de campeão está abandonado

O estado do Parque Verde Centro Esportivo Ayrton Senna, em Fazendo Rio Grande, é de completo abandono. O local, que no passado foi palco de competições de esportes aquáticos e ponto de encontro das famílias nos fins de semana, hoje está com a estrutura comprometida. A área abriga churrasqueiras, campos de futebol, quadra de vôlei, cancha de bocha, lanchonete, salão de eventos e estacionamento. No entanto, a má conservação do local espanta os moradores.

A situação mais crítica é na área das churrasqueiras, que está depredada e completamente tomada pelo lixo. Além disso, no chão é possível encontrar garrafas de bebidas alcoólicas e cacos de vidros. O auxiliar de produção Ovagner Martins dos Santos, de 35 anos, fala que durante os fim de semana é impossível frequentar o parque. “A molecada vem aqui e faz festas de arromba. Muita droga e muito álcool. Eu procuro vir de manhã trazer meus filhos porque não tem ninguém e é mais seguro”, conta.

Marco Andre Lima
Limpeza é uma das cobranças.

Prefeitura promete reforma

O instalador de toldos Iran de Lima, 52, mora na região há pouco mais de dez anos e conta que nos últimos cinco a situação do Parque Verde piorou muito. “Antes tínhamos posto da polícia aqui, mas agora não há segurança nenhuma. Fica tudo aberto e a piazada toca o horror por aqui”, afirma.

Iran ainda conta que apenas um funcionário da prefeitura faz a manutenção do local. “Aqui tinha que ter pelo menos três pessoas cuidando. Limpando o mato, organizando tudo. Um é muito pouco e o local fica assim, todo sujo e abandonado”, diz.

Segundo a prefeitura de Fazenda Rio Grande, já existe projeto pronto para a revitalização completa do Parque Verde e ainda não foi posto em prática porque nos últimos anos a construção de novas praças públicas foi prioridade do município. Ainda segundo a prefeitura, as obras de reforma do parque devem começar no início do ano que vem.

Marco Andre Lima
Ovagner brinca com os filhos pela manhã, porque é mais seguro.
Marco Andre Lima
Iran fala da insegurança e sujeira.