Parque busca certificação ambiental

O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) pode ser o primeiro parque nacional a receber a certificação ambiental ISO 14001. Isso porque está implantando, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Uma primeira oficina de trabalho, com 50 pessoas (funcionários, representantes das concessionárias, do MMA e do Sebrae), já foi realizada no último dia 3. Se tudo correr como o esperado, em no máximo dois anos o parque terá o certificado.

O SGA pode ser aplicado por qualquer empreendimento, desde uma simples mercearia até uma empresa de grande porte. O objetivo é evitar o impacto ambiental. "Essa é uma implantação pioneira em nível de Brasil. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sempre cobra que os empresários tenham a certificação ambiental. Pensamos porque não fazer para o parque todo e levar essa experiência para um nível maior do que cobrar de cada concessionária separadamente", explica o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro.

Como ainda afirma Pegoraro, a partir de agora, todos os serviços e procedimentos de trabalho (administrativos, técnicos e operacionais) passarão por monitoramento e treinamento de funcionários "visando o mínimo impacto ambiental possível. É uma grande ação dentro do parque".

Para este ano, a administração do parque espera a visita de mais de um milhão de pessoas. Porém, segundo Pegoraro, o certificado pode ser mais um atrativo para um número bem maior de visitantes.

Voltar ao topo