Paróquia festeja Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida realiza amanhã, dia da santa, a tradicional Festa da Padroeira. O evento também comemora o cinqüentenário da paróquia, sob a liderança do padre Pedro Renato Carlesso. A programação começa com caminhada às 5h30, da Paróquia de São Grato, no Mossunguê ? se não estiver chovendo. Após a pausa para o café em uma casa, a procissão deve chegar à igreja às 7h, para a primeira missa. Às 10h, será celebrada missa solene com o coral e a bênção dos carros. Ao meio- dia, haverá almoço no salão paroquial e à tarde brincadeiras para as crianças. À noite, após a missa das 19h, a procissão luminosa.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida foi fundada em Curitiba há 50 anos. A idéia surgiu quando o padre missionário redentorista Victor Coelho pregava no Colégio Paranaense e reclamou que em Curitiba não existia nenhuma igreja dedicada à Virgem de Aparecida. Foi daí que um grupo de pessoas fundou a paróquia que hoje fica na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1637.

Imagem

Foram dois pescadores, que tiraram do fundo Rio Pariaba, no Porto de Itaguçu, no estado de São Paulo, em 1777, primeiro o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora. Filipe Pedroso, Domingos João Alves tentavam pescar porque estava na cidade um certo conde de Assumar. Até então não haviam conseguido nada. Com a ajuda da santa, a pesca foi farta. Logo os milagres foram aparecendo. Em 1930, o papa Pio XII a declarou Padroeira do Brasil.

Comércio no feriado

Conforme ficou estabelecido na última convenção coletiva de trabalho, em julho de 2001, os supermercados funcionarão normalmente no dia 12 de outubro. Os shoppings funcionarão com os horários normais de domingos informou o Sindicato dos Lojistas e Estabelecimentos em Shoppings.

Voltar ao topo