Parceria para salvar Marumbizinho

O projeto Viva Vida, uma parceria entre a Prefeitura de Jandaia do Sul, Associação Comercial e Industrial, Emater, Sanepar, Secretaria Estadual da Agricultura, Sebrae, programa Paraná 12 meses e Fórum de Desenvolvimento do município, está recuperando o Marumbizinho. O projeto envolve 50 famílias, que adotaram o plantio de espécies nativas e o uso da agricultura orgânica nas propriedades cortadas pelo rio.

Com 15 quilômetros de extensão, o rio Marumbizinho é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 20 mil pessoas. “Durante vários anos, as três nascentes responsáveis pela sua formação – uma delas localizada no perímetro urbano- sofreram com a poluição e o descuido”, lembra Michele Leandro da Costa, do Departamento de Indústria e Comércio da Prefeitura de Jandaia do Sul, na Região Norte.

Estudos recentes mostram que o nível de poluição no rio é crítico e representa sério risco para a vida aquática, podendo comprometer inclusive o suporte de água potável da população. Antes de iniciar o trabalho de recuperação do Marumbizinho, uma equipe técnica providenciou a identificação dos pontos de poluição.

A presença de lixo doméstico em sete dos 15 quilômetros do curso do rio surgiu como maior obstáculo. Em um único dia, foram recolhidas duas toneladas de detritos. “O resultado do trabalho de retirada do material responsável pela poluição já pode ser notado em vários pontos”, informa o técnico Roni Márcio Rossi, da Emater de Jandaia do Sul.

Voltar ao topo