Deficiente visual pesquisa em braile no telecentro.

O governo do Estado trabalha para aumentar a inclusão digital, por meio do projeto Paranavegar, que disponibiliza salas com computadores e instrutores, com acesso gratuito à internet. Já são onze telecentros no Estado, e a previsão é de que outros 59 sejam implantados ainda em 2004.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, apenas 8% da população do Estado tem acesso à internet. Para a diretora de desenvolvimento da Celepar, Márcia Schuler, “o Paraná, de uma forma ainda silenciosa, está trabalhando fortemente para a diminuição da exclusão digital, geradora de distância social”.

Jony Galdino do Rosário, 18 anos, estudante do primeiro ano do ensino médio, não sabia usar a internet. “Sem o telecentro a gente não tinha muita coisa para fazer em Guaraqueçaba. Agora, a gente pode ficar navegando na internet e brincando com jogos no computador”, disse o estudante. Jony afirmou que o acesso ao telecentro também está ajudando muito na escola, principalmente para fazer pesquisas e trabalhos.

Em Curitiba, os internos do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) também podem digitar seus trabalhos no computador, imprimir os textos em braile e ainda navegar na internet gratuitamente. Além dos 300 deficientes visuais que freqüentam o IPC, o telecentro está disponível para toda a comunidade.

O responsável pelas aulas é Nelson Expedito da Rosa, analista de sistemas e funcionário da Celepar. Assim como seus alunos, o instrutor é deficiente visual, sensível apenas à claridade. No telecentro do IPC, ele tem 40 alunos com idades que variam de 10 a 60 anos. “Antes da informática, o cego era um dependente para ler jornais, revistas e até para fazer seus trabalhos escolares. Agora, temos a autonomia da informação”, constatou.

Parceria

A implantação dos telecentros é feita em parceria com as prefeituras locais, que cedem as instalações físicas. Computadores, conexão com internet, softwares e apoio técnico são fornecidos pela Secretaria para Assuntos Estratégicos e pela Celepar. Todos os computadores utilizam o sistema operacional Linux, têm kit multimídia e o acesso à internet é ininterrupto.

Menor IDH

Os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são os primeiros a ser atendidos. Até agora, as cidades de Ortigueira, Ventania, Mandaguaçu, Guaraqueçaba, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Curitiba, além da Ilha do Mel, já têm pelo menos um telecentro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade