Paranaguá voltando à normalidade

Aos poucos a situação vai voltando à normalidade em Paranaguá, no litoral do Estado. A cidade foi atingida, na tarde do último domingo, por uma forte chuva que caiu por quase três horas ininterruptas, alagou diversas casas e deixou 120 pessoas desabrigadas. Ontem, segundo a Defesa Civil Estadual, não havia mais pessoas desabrigadas. Apenas duas famílias, moradoras da Rua Chico Bento, no bairro Nilson Neves, ainda estavam alojadas na casa de parentes e vizinhos. Elas tiveram suas casas completamente destruídas e perderam quase todos os seus pertences.

Durante todo o dia, funcionários da Prefeitura de Paranaguá e do Corpo de Bombeiros fizeram vistorias nas residências atingidas pela água. O objetivo era verificar se não havia construções com a estrutura comprometida, evitando assim maiores tragédias. Empresas e órgãos públicos também passaram por vistorias. Foram constatados comprometimentos nas estruturas do prédio da empresa de adubos Mitsue, localizada no bairro Serraria, da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), no Jardim Guadalupe, e da creche Helena do Bonfim, na região portuária.

Para evitar a leptospirose, doença transmitida através da urina de ratos e muito comum locais alagados, orientações básicas de limpeza das casas e cuidados, principalmente com crianças e pessoas que tiveram contato direto com a água, também foram transmitidas.

Voltar ao topo