Paranaguá festeja hoje os seus 354 anos

A cidade histórica de Paranaguá ? a mais antiga do Paraná ?, no litoral do Estado, comemora amanhã 354 anos de fundação. Uma extensa programação, desenvolvida desde o dia 20 deste mês, marcou as atividades comemorativas no município. Principal escoador da produção do Estado, Paranaguá é testemunha da história, revelada através de seus casarios imponentes, ladeiras de pedra e igrejas seculares.

Com uma população de mais de 127 mil habitantes, o município tem sua formação ligada a influência dos índios, espanhóis e portugueses. O nome Paranaguá significa, na língua tupi-guarani, grande mar redondo.

Povoamento

O povoamento começou pela Ilha de Cotinga, por volta de 1550, que atraídos pela belezas naturais e busca de riquezas, acabaram descobrindo Paranaguá. Pioneiros, vindos principalmente de São Paulo, introduziram o processo de escambo com os índios Carijós, e deu-se início o processo de povoamento.

Desde 1554 o comércio marítimo com Paranaguá foi estabelecido. A presença os missionários jesuítas foi marcante na formação da vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá, que foi criada por lei no dia 29 de julho de 1648. Foi instalada a Câmara Municipal e erguido um pelourinho. Só em 1660 tornou-se capitania, passando à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842. Desde então, começou a expansão dos casarios pelas margens do rio Itiberê e se tornou marco na civilização do Paraná.

Fato marcante na história do município foi a visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária. A estrada de ferro foi inaugurada em 1885, considerada um grande marco na engenharia nacional.

Porto

Em 1935 Paranaguá ganhou o porto Dom Pedro II, que mudou o perfil econômico da região, sendo considerado o segundo maior em volume de exportações e o primeiro da América Latina em movimentação de grãos. Entre vários pontos turísticos do município estão a Ilha da Cotinga, a Ilha do Mel, a Catedral, o Colégio do Jesuítas e a Fontinha. Outros atrativos são ainda o fandango dança preservada pela local , e os pratos típicos Barreado e Pirão de Peixe.

Programação de Aniversário

Hoje

9h – II Regata Cidade de Paranaguá (Clube Santa Rita)

10h30 – Prova Ciclística (Aeroporto)

21h – Festa das Nações (Praça 29 de Julho)

23h – Coral Asa Branca (Palco de Eventos)

Amanhã

0h – Show Pirotécnico (Praça 29 de Julho)

0h15 – Show de Aniversário (Palco de Eventos)

8h – Hasteamento de bandeiras (Praça Alceu de Oliveira Toledo)

9h – Desfile escolar (Rua da Praia)

21h – Festa das Nações (Praça 29 de Julho)

22h – Show de Aniversário (Palco de Eventos)

Voltar ao topo