Paranaguá comemora 355 anos de história

Primeiro município do Estado, a histórica Paranaguá comemora hoje 355 anos. Localizada no litoral do Paraná e com quase 150 mil habitantes, a cidade se destaca não apenas pelo porto, um dos principais escoadores da produção brasileira e responsável por quase 80% da economia local, mas pelos seus belos casarios coloniais, que atraem milhares de turistas.

“Paranaguá nesses últimos anos evoluiu muito, com novas obras, novas escolas, mais asfalto”, aponta o prefeito Mário Roque (PSDB). “Na área cultural instalamos nas casas antigas espaço para pintores, músicos. Com a construção da Praça 29 de Março, há quatro anos, houve um acréscimo à cidade.”

Para o prefeito, a principal obra realizada, no entanto, é o Complexo Esportivo do Aterro do Mercado, cuja primeira etapa foi inaugurada ontem. Com capacidade para 25 mil pessoas sentadas, o complexo inclui pista de atletismo, academia para boxe e caratê, e deve ser completamente inaugurada em meados de novembro e dezembro.

O porto D. Pedro II, inaugurado em 1934, é outro orgulho da cidade e principal fonte de renda. Segundo o prefeito, o porto é responsável por 80% da economia do município e de 20% a 25% do comércio. Construído inicialmente com 450 metros de cais acostável, o porto foi modernizado, tornando-se um dos mais importantes do País.

Mas Paranaguá tem os seus problemas também. Um deles, cita o prefeito, é a redução da verba do Fundo de Participação do Municípios (FPM), que passou de R$ 1,4 milhão para R$ 700 mil neste mês. “A gente já tinha verba do décimo-terceiro salário em conta específica, mas tivemos que mexer para sustentar o mês”, lamenta. “Paranaguá é de médio porte e tem outras fontes, como o ISS (Imposto sobre Serviços), mas a grande maioria dos municípios está em situação calamitosa.”

Turismo

Paranaguá deixou de ser apenas uma cidade portuária para ser também uma cidade turística. Várias opções começam a ser trabalhadas, como o turismo rural, o circuito da colônias, trilhas, naval, esportivo e pesca, ilhas, o histórico e o arquitetônico, turismo religioso. Entre vários pontos turísticos do município estão a Ilha da Cotinga, a Ilha do Mel, a Catedral, o Colégio do Jesuítas e a Fontinha. Outros atrativos são ainda o fandango dança preservada pela local , e os pratos típicos Barreado e Pirão de Peixe.

História

O povoamento começou pela Ilha de Cotinga, por volta de 1550, quando os europeus, atraídos pela belezas naturais e busca de riquezas, acabaram descobrindo Paranaguá. Pioneiros, vindos principalmente de São Paulo, introduziram o processo de escambo com os índios Carijós, e deu-se início o processo de povoamento.

Desde 1554 o comércio marítimo com Paranaguá foi estabelecido. A presença os missionários jesuítas foi marcante na formação da vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá, que foi criada por lei no dia 29 de julho de 1648. Foi instalada a Câmara Municipal e erguido um pelourinho. Só em 1660 tornou-se capitania, passando à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842. Desde então, começou a expansão dos casarios pelas margens do Rio Itiberê e se tornou marco na civilização do Paraná.

Fato marcante na história do município foi a visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária. A estrada de ferro foi inaugurada em 1885, considerada um grande marco na engenharia nacional.

Voltar ao topo