Alívio

Paranaense que fugiu do Líbano chega amanhã no Brasil

A paranaense Nariman Osman Chiah, 21 anos, deve embarcar ainda nesta quarta-feira (10) para o Brasil. O vôo que deixaria a Turquia atrasou e a jovem deve chegar ao País na manhã de quinta-feira (11).

Nariman, que está grávida de cinco meses e tem um filho pequeno, estava morando no Líbano com o marido, de onde tentou escapar por supostos maus-tratos. Ela fez várias tentativas frustradas de deixar o país. Nariman foi impedida pelas autoridades devido às leis religiosas e porque não tinha autorização do marido para viajar.

No final de semana, foi bem-sucedida em uma fuga, contando com ajuda de “atravessadores” pagos pela família, mas só conseguiu chegar até a Síria. Seu objetivo era a Turquia, onde a legislação é considerada mais ocidental.

Nariman foi auxiliada pela embaixada brasileira na Síria, que intercedeu a seu favor e conseguiu a documentação para que ela deixasse aquele país.

A jovem deve fazer uma escala em Milão, na Itália, e pegar outro vôo para São Paulo. Depois disso, ela aguardará um avião para Curitiba. Toda a família de Nariman pretende recebê-la no Aeroporto Internaional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital.