Alívio

Paranaense que fugiu do Líbano chega a Curitiba

Nariman Osman Chiah, 21 anos, e o filho Abees, 6 anos, desembarcaram em São Paulo por volta das 7h da manhã desta quinta-feira (11). Por volta das 9h, eles pegaram um vôo para Curitiba e desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, às 10h30.

Mais de 10 familiares, entre pais, irmãos, tios e sobrinhos estavam no saguão do aeroporto para recepcioná-los. O reencontro de Nariman com os familiares foi emocionante. A imprensa tentou conversar com a jovem, mas a emoção impediu que ela conseguisse falar. O irmão de Nariman, Ahmed Osman Chiah, disse que agora “é só alegria daqui pra frente. Vamos fazer uma grande festa”.

No último final de semana, Abees e Nariman, que está grávida de cinco meses, fugiram do Líbano em direção a Turquia mas, ao tentar atravessar a Síria, acabaram também impedidos de sair daquele País, por terem entrado ilegalmente. Nariman foi auxiliada pela embaixada brasileira na Síria, que intercedeu a seu favor e conseguiu a documentação para que ela deixasse aquele país.

“Ela está bem melhor e mais tranqüila agora”, relatou Ahmed na quarta-feira (10), pouco depois de receber uma ligação da irmã, da Itália. Segundo ele, a mãe, Mahassen Chiah, “não está acreditando” que a filha e o neto estão para chegar, e que finalmente ela pôde relaxar. “Falei para ela ir para casa descansar um pouco”, disse.

Nariman, o filho e seus familiares deixaram o Aeroporto Afonso Pena e seguiram para Matinhos, no litoral do Paraná, onde uma festa está sendo preparada.