Paranaense que estava retida no Líbano teria embarcado para o Brasil

Pode estar próximo do fim o pesadelo da paranaense Nariman Osman Chiah, 21 anos, que está no Oriente Médio e tenta voltar ao Brasil. Com a intervenção da Embaixada Brasileira na Síria, ela e o filho de seis anos teriam tomado um avião a partir de Istambul, na Turquia, com destino ao Brasil, com previsão de chegada para a tarde de hoje.

Narriman, que está grávida de cinco meses e tem um filho pequeno, estava morando no Líbano com o marido, de onde tentou escapar por supostos maus-tratos. Ela fez várias tentativas frustradas de deixar o país. Nariman foi impedida pelas autoridades devido às leis religiosas e porque não tinha autorização do marido para viajar.

No final de semana, foi bem-sucedida numa fuga, contando com ajuda de “atravessadores” pagos pela família, mas só conseguiu chegar até a Síria. Seu objetivo era a Turquia, onde a legislação é considerada mais ocidental.

Sem documentação, Nariman também foi ameaçada de prisão na Síria.
A situação já estava ficando insustentável, pois ela perambulava de uma cidade a outra sem conseguir o visto no país. A última cartada era um contato com a Embaixada do Brasil, que lhe concedeu abrigo e assistência.

Foi providenciado, inclusive, um médico que examinasse como estava a sua condição de gestante, cujo laudo apontou para um estado satisfatório, apesar de toda a tensão a que ela e o bebê foram submetidos.

Além disso, ela conseguiu fazer contato e tranqüilizar a família, que mora em Matinhos, no litoral do Estado. A mãe, Mahasen Chiah, disse que ficou aliviada ao saber que a filha estava bem de saúde.