Paranaense que estava detida no Líbano chega ao Paraná

Deve terminar hoje o drama da paranaense Nariman Osman Chiah, que ficou durante mais de um mês impedida de sair do Líbano com seu filho Abees, de seis anos, devido a uma ordem de um tribunal local. Os dois embarcaram ontem, em Milão, na Itália, num vôo direto a São Paulo, que deverá chegar hoje pela manhã.

Por volta das 15h, mãe e filho devem desembarcar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, onde devem ser recebidos com festa pela família. Em seguida, todos irão para Matinhos, no litoral do Estado, onde moram.

No último final de semana, Abees e Nariman, que está grávida de cinco meses, fugiram do Líbano em direção a Turquia mas, ao tentar atravessar a Síria, acabaram também impedidos de sair daquele País, por terem entrado ilegalmente lá.

Eles procuraram, então, a embaixada brasileira na capital Damasco, onde ficaram alojados desde o último domingo. Com a intervenção diplomática, a situação dos dois perante a imigração síria foi regularizada, o que permitiu o embarque deles a Istambul, na Turquia e, em seguida, a Milão.

“Ela está bem melhor e mais tranqüila agora”, contou ontem o irmão de Nariman, Ahmed Osman Chiah, pouco depois de receber uma ligação dela, da Itália. Segundo ele, a mãe, Mahassen Chiah, “não está acreditando” que a filha e o neto estão para chegar, e que finalmente ela pôde relaxar. “Falei para ela ir para casa descansar um pouco”, disse, lembrando que a família planeja uma grande festa para a chegada dos dois.

O vôo de Nariman e Abees, pela companhia Alitalia, saiu ontem de Milão por volta das 18h30 (horário de Brasília), e está previsto para aterrissar em Guarulhos (SP) às 6h25 da manhã de hoje. A vinda a Curitiba foi adiada por algumas horas, segundo Ahmed, para que Nariman pudesse dar entrevistas em São Paulo.

Drama

O drama de Nariman e seu filho começou no final de julho, quando ela decidiu deixar a casa onde morava, no Líbano, devido ao comportamento violento do marido e pai de Abees, o libanês Ahmed Holeihel.

Após a fuga, ele conseguiu uma ordem judicial que impedia a esposa de levar o filho para fora daquele país. Nariman soube da decisão no aeroporto de Beirute, quando tentava embarcar para o Brasil.