Paraná terá R$ 20 mi este ano para ciência e tecnologia

O Conselho de Ciência e Tecnologia aprovou ontem a nova política estadual para o setor no Paraná. Com isso, fica definida a aplicação, neste ano, de R$ 20 milhões em projetos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, os recursos são provenientes do Fundo Paraná, criado em 1998, e que prevê a aplicação de 2% do orçamento geral do Estado em ciência e tecnologia. Rizzi destacou que a proposta aprovada ontem vai contemplar cinco áreas estratégicas, que acompanham as diretrizes do governo estadual.

“As áreas são as de agronegócios, pequenas e médias empresas, tecnologias sociais, tecnologias de ponta e reestruturação das áreas de excelência das universidades estaduais”, enumerou Rizzi. O secretário anunciou ainda que será formado um comitê para analisar e acompanhar os projetos contemplados pela secretaria.

O conselho também aprovou ontem os novos termos para a funcionamento da Fundação Araucária e do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). Segundo Rizzi, a fundação deverá aplicar até 30% dos recursos do Fundo Paraná em alguns projetos específicos, que contemplem o fomento à pesquisa, produção científica e tecnológica, além da formação de recursos humanos. Já o Tecpar vai investir até 20% na modernização do instituto, principalmente na produção de vacinas, no desenvolvimento de novas tecnologias, ampliação de certificações e apoio a incubadoras tecnológicas.

Voltar ao topo