Paraná tem pior IDH entre os estados do Sul

A extrema maioria das cidades com pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Sul está no Paraná. Dos vinte municípios da região com menor índice, simplesmente dezessete são paranaenses. Outros três são do Rio Grande do Sul. Os dados fazem parte do Novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, baseado no Censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os vinte municípios da região Sul com pior IDH [veja quadro], estão listadas as cidades paranaenses de Curiúva, Itaperuçu, São Jerônimo da Serra, Mariluz, Godoy Moreira, Rio Bonito do Iguaçu, Cândido de Abreu, Ventania, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Guaraqueçaba, Laranjal, Reserva, Imbaú, Mato Rico, Doutor Ulysses e Ortigueira.

O cálculo do índice leva em conta indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). O índice varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total).

Municípios com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano; e com IDH maior que 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.

Entre os estados da região Sul, o Paraná aparece em último, com IDH de 0,786.

Em nível municipal, Curitiba ocupa apenas a 11.ª posição no ranking da região Sul, atrás de 6 cidades do Rio Grande do Sul e 4 de Santa Catarina, que possuem IDH superior ao da capital paranaense. Entre as três capitais da região Sul do país, a cidade de Curitiba é a que apresenta o pior IDH: 0,856.

Também detêm índices superiores ao da capital paranaense as cidades gaúchas de Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves, Nova Pádua e Carlos Barbosa.

O Novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro (MG) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, está disponível no site www.undp.org.br.

Voltar ao topo