Paraná tem madrugada mais fria do ano

O frio voltou com tudo ao Paraná. A madrugada de terça para quarta-feira foi considerada a mais gelada do ano em todas as regiões do Estado. Em Curitiba, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a temperatura registrada no início da manhã foi de 0ºC, mas a sensação térmica era de -4ºC.

A menor temperatura registrada no Estado ocorreu no centro-sul. Em Inácio Martins, município próximo de Guarapuava, os termômetros chegaram a marcar -4,1ºC. Em Palmas, na região sul, fez -3,4ºC. Já em Foz do Iguaçu, na oeste, fez 1,9ºC. Nas praias, foram registrado 3ºC.

As geadas também atingiram quase todas as regiões, com exceção do litoral e de parte do norte, nas proximidades da fronteira com São Paulo. Elas aconteceram de forma moderada no sul e no sudoeste. Nos demais locais, incluindo a capital, a geada foi considerada fraca.

Os dados do Simepar mostram também que as temperaturas registradas durante a noite foram as menores, em termos absolutos, na maioria das estações do instituto desde quando começou a medição, em 1997. Apenas em Cambará (que teve a menor registrada de 4,4ºC e ontem mediu 6,6ºC), Cândido de Abreu (menor, 1,2ºC e ontem, 1,7ºC), Jaguariaíva (menor, 0,6ºC, e ontem, 0,7ºC), Lapa (menor, -0,6ºC e ontem, 0ºC) e Ponta Grossa (menor, -0,6ºC e ontem, 0ºC) os termômetros registraram valores maiores do que os medidos em 2003 e 2004.

Já o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que mede a série histórica de temperaturas desde a década de 70, registrou ontem, em Londrina, a temperatura de 2,2ºC, a menor desde 1979, quando os termômetros registraram 0ºC. Nos demais municípios do Estado, o Iapar ainda não compilou os dados da temperatura, pois o sistema não é informatizado.

Para o fim de semana, a tendência é de oscilação nas temperaturas. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a previsão é que uma frente fria chege ao Paraná entre sexta-feira e sábado e, com ela, venham chuva, instabilidade e ventos fortes. ?Em compensação, a frente empurra a massa de ar frio para o oceano e aumenta as temperaturas. Três graus centígrados, em média?, disse. Com o efeito das precipitações, a umidade relativa do ar, em queda desde a chegada do frio, deve voltar aos níveis normais. Mas, segundo Reinaldo, o alívio não deve durar muito. ?Entre domingo e segunda-feira, chega outra massa de ar frio, que diminui novamente as temperaturas, mas melhora o tempo, limpando o céu e cessando as chuvas?, completou.

Em Curitiba, os termômetros devem marcar entre 6ºC e 17ºC. No litoral e nas regiões leste e norte, a mínima deve ser de 12ºC e a máxima de aproximadamente 22ºC. No Sul, deve fazer entre 3ºC e 15ºC. No oeste, entre 13ºC e 24ºC. Em todas as regiões, há possibilidade de novas geadas.

Voltar ao topo