Dos 10,2 milhões de habitantes no Estado, 7,2 milhões estão imunizados contra a febre amarela no Paraná, cerca de 71% da população. Os dados foram computados a partir de 1999, quando a Secretaria da Saúde assumiu o controle da vacinação contra a doença, que antes era feito pelo Ministério da Saúde. ?Desde 1999 a Secretaria disponibilizou a vacina contra a febre amarela na rotina, isto significa que em todos os postos de Saúde do Estado a população pode encontrar a vacina. Isso permitiu que o Paraná ficasse entre os estados de maior cobertura do país?, disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

continua após a publicidade

Em 1999, o Ministério da Saúde definiu como área de transição 59 municípios da região Oeste do Estado, que pertencem a seis Regionais de Saúde. O critério utilizado pelo Ministério foi devido à proximidade desses municípios com florestas e, conseqüentemente, com macacos.

Após assumir o controle da vacinação, a Secretaria da Saúde considerou outros municípios como área intermediária de risco. O acréscimo foi de todas as cidades dessas Regionais nessa listagem além de mais 11 Regionais de Saúde. A partir de 2002, as cinco Regionais restantes passaram a incorporar a vacinação contra a febre amarela na rotina para toda a população. ?Com esse acréscimo possibilitamos melhor controle dos riscos da doença e atenção especial em todo o Paraná?, disse a coordenadora do programa de imunizações, Beatriz Bastos Thiel.

Vacina

A vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade sendo necessário a dose de reforço a cada 10 anos. No Paraná, aproximadamente duas mil Unidades Básicas de Saúde, distribuídas em todos os 399 municípios do Estado, disponibilizam as vacinas para atender a população contra a doença. Além disso, o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) possui um estoque estratégico de doses da vacina contra a febre amarela para atender a todos os postos de saúde.

continua após a publicidade