Contra a Covid-19

Paraná tem 290 mil doses de Coronavac para vacinar crianças com 3 e 4 anos; cronograma depende de municípios

Vacinação de criança. Foto ilustrativa: Rawpixel

Com 290 mil doses do imunizante Coronavac/Butantan no estoque, os municípios paranaenses já estão aptos a começar a aplicar a vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos, a depender da programação de chamamento definida pelas cidades. Essa vacinação não é obrigatória.

LEIA MAIS – Megatraficante internacional que tinha vida de luxo é preso pela PF em Curitiba

Na terça-feira (19), o Ministério da Saúde encaminhou a nota técnica que detalha e orienta a imunização. Mesmo não sendo obrigatória, o Ministério da Saúde salienta que a vacina possibilita “maior segurança aos pais cujas crianças frequentam berçários, escolas e ambientes externos e que desejam vacinar os seus filhos”.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), consultada pela reportagem, a vacinação pode ter início imediato, a depender de cada município. “Já passamos um memorando aos municípios informando do início da vacinação”, informou a pasta.

LEIA AINDA – Vacina contra a varíola comum protege contra a monkeypox? Entenda!

Com a estimativa de cerca de 309 mil crianças nesta faixa etária, os municípios do Paraná “têm doses disponíveis e se, por ventura, precisarem de mais doses, ainda esta semana serão repassadas às regionais de saúde”, diz a secretaria. A Sesa informou ainda que pediu ao MS mais 400 mil de doses do imunizante e que aguarda retorno.

Vacina contra a Covid-19 de forma gradual

O início da vacina contra a Covid-19 deve acontecer de forma gradual para todas as crianças, iniciando pelas imunocomprometidas, seguidas pela idade decrescente, dos quatro para os três anos.

VIU ESSA? Criança com sintomas respiratórios? Saiba quando levar seu filho ao médico ou cuidar em casa

A orientação é de intervalo de 28 dias para a aplicação da segunda dose para este grupo. Crianças acima de 5 anos devem ser imunizadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

Coronavac em outros países

Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina Coronavac começou a ser usada em alguns países em 2021. Entre aqueles que aprovaram o uso para um público similar ao do Brasil estão China, Hong Kong e Chile.

LEIA TAMBÉM – Brasil vive “segunda pandemia”, com multidão de deprimidos e ansiosos

Em um estudo conduzido no Chile com cerca de 490 mil crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e esquema de vacinação de duas doses, durante o surto da variante Ômicron do SARS-CoV-2 no país, a eficácia estimada da vacina foi de 38,4% contra a doença, 64,6% contra hospitalização por Covid-19 e 69,0% na prevenção de admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados foram publicados, em fase de pré-print, na plataforma Search Square e na revista Nature.