‘Paraná Sem Corrupção’ será lançado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 20 de julho, o Ministério Público do Paraná lança o Movimento Paraná Sem Corrupção. A iniciativa surgiu, nesta primeira etapa, da parceria entre o MP-PR – por meio da coordenação paranaense da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o Governo do Estado do Paraná – por meio da Secretaria de Estado da Educação, e o Grupo GRPCom.

O Movimento tem o objetivo de, mediante a adesão e participação dos diversos segmentos da sociedade, promover a conscientização para uma cultura de valores e princípios éticos. O lançamento será feito em evento às 8h30, na sede do MP-PR (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), em Curitiba, com a presença de diversas autoridades.

Nesta primeira fase, serão realizadas ações nas escolas públicas do Estado. Durante os meses de agosto e setembro, professores de escolas ligadas a cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação trabalharão o tema com os alunos do ensino médio, a fim de conscientizá-los sobre o que é a corrupção e o que cada um tem a ver com esse estado de coisas e também sobre a importância do voto consciente e bem embasado. Sugestões de atividades e uma série de materiais estão disponíveis no site Dia a Dia Educação, da SEED.

“A iniciativa, agora, é mais focada na educação e nos adolescentes que exercem seu voto pela primeira vez, mas o objetivo é engajar cada vez mais atores sociais no Movimento, a fim de atingir o maior número de pessoas, em todos os segmentos possíveis”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

“Lançamos a campanha nesse momento, com a preocupação de que, já no primeiro voto, os adolescentes possam praticar a verdadeira cidadania, sentindo-se responsáveis realmente pela qualidade dos agentes públicos que estão colocando no poder”, afirma o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção e coordenador estadual da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, iniciativa do Ministério Público brasileiro, com ações realizadas pelos Ministérios Públicos dos Estados e da União, em todo o país.

A partir do dia 27, um site específico do Movimento estará no ar: www.paranasemcorrupcao.org.br. O endereço trará detalhes sobre as formas de participação, notícias e materiais de divulgação. O e-mail da coordenação do Movimento é paranasemcorrupcao@mp.pr.gov.br .

Voltar ao topo