Paraná reduz casos de dengue em 97% neste ano

O Paraná conseguiu, neste ano, reduzir em 97% o número confirmações de casos de dengue. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) até o dia primeiro de setembro foram identificados 15.198 casos suspeitos da doença, sendo que desses, 902 foram confirmados – 725 casos autóctones e 177 importados. No mesmo período do ano passado, o Estado havia notificado 45 mil casos, dos quais, 24.542 foram confirmados como dengue.

O técnico da equipe de coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue, Ronaldo Trevisan, afirmou que vários fatores contribuíram para esse cenário.

Entre eles, a redução no número de pessoas suscetíveis ao vírus da dengue do tipo 3 – que é o que está predominando neste ano -, redução no número de infestação predial, e temperaturas mais baixas ao longo do ano.

Esse último fator, ressaltou o técnico, não pode ser considerado como forma de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue . “O frio não controla o mosquito. O que acontece é que as condições são menos favoráveis que no verão”, comentou.

E a chegada da próxima estação já começa a preocupar da Sesa. Segundo Trevisan, o controle dos focos do mosquito precisa ser mais intenso a partir da primavera, principalmente nas regiões oeste e noroeste do Estado, onde as temperaturas médias anuais são superiores a 21 graus.

“Só temos dengue onde temos o mosquito. Por isso, é importante manter a vigilância nos locais onde existe o acúmulo de água”, comentou. Segundo levantamento do Sesa, 43% dos criadouros do mosquito são encontrados em embalagens descartáveis encontradas nos quintais das casas.

Pelo último levantamento da secretaria, os municípios com maior incidência da doença são Tapira, localizado na região de Umuarama, com 65 casos; e Jaguapitã, próximo a Londrina, com 106 casos.