Saúde

Paraná recebe o primeiro lote de vacinas contra a dengue

Foto: Antônio More.

Chega ao Paraná nesta quarta-feira (3) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, que serão utilizadas na campanha estadual de imunização a partir do dia 13 de agosto. As primeiras 250 mil doses serão distribuídas já nesta semana aos 30 municípios contemplados nesta primeira etapa da vacinação.

A campanha, lançada na última semana pelo governador Beto Richa, deve imunizar 500 mil pessoas. “Trata-se de uma iniciativa pioneira do Paraná a fim de proteger a população desta doença. A incorporação da vacina representará um marco para o combate à dengue no Paraná. Somente no último ano, mais de 55 mil paranaenses foram atingidos”, disse o governador.

O Paraná será o primeiro Estado das Américas a ofertar gratuitamente a vacina da dengue à população. Em Paranaguá (Litoral) e Assaí (norte do Estado), as doses estarão disponíveis a pessoas com idade entre nove e 44 anos – faixa etária completa em que a vacina é indicada.

Em outros 28 municípios prioritários, a vacinação será direcionada a jovens com idade entre 15 a 27 anos. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde que apontou que 30% do total de casos de dengue do Estado ocorrem nesta faixa etária.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a adoção da vacina como mais uma estratégia de prevenção deve diminuir drasticamente o impacto da doença no Paraná. “O objetivo é barrar a circulação viral. Com isso, vamos reduzir em 93% o número de casos graves, 80% o número de hospitalizações e, consequentemente, evitar uma série de mortes causadas pela doença”, ressaltou.