Diagnóstico fácil

Paraná recebe 120 mil testes de covid-19 que processa resultado em 15 minutos

testes covid beto preto
Secretário Beto Preto esteve em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (17) para o lançamento do projeto. Foto: Gustavo Marçal/SESA

O Paraná iniciou nesta sexta-feira (17) a participação no Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19, do Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Foz do Iguaçu para o lançamento do projeto, que ocorreu de forma simultânea e online com o ministro Marcelo Queiroga, que estava em Natal (Rio Grande do Norte). O município foi um dos cinco escolhidos no Brasil para o evento-piloto.

A previsão é que cerca de 60 milhões de testes de antígeno, que mostram o diagnóstico com essa rapidez, sejam distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo Brasil em 2021. Serão testes rápidos de antígenos processados em 15 minutos para a identificação viral e bloqueio de contato. Em Foz do Iguaçu, 15 mil testes foram colocados à disposição. O Estado vai receber mais cerca de 120 mil nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba encerra atividades do Pavilhão da Cura após 400 mil doses aplicadas

>> “Vamos dialogar pra mudar a postura do Ministério da Saúde”, diz Beto Preto após suspensão da vacinação pra adolescentes

“A nossa fronteira é de muito trânsito. Com essa estratégia de testes eficientes, vamos ter melhores condições de trabalhar a vigilância no município, fazendo o isolamento, a orientação e o bloqueio dos casos. Pedimos a estratégia há muito tempo ao Ministério da Saúde e agora saiu. Agradecemos a iniciativa, é importante e vamos continuar atendendendo as pessoas”, afirmou Beto Preto.

Na ação desta semana, 2,4 milhões de testes já foram enviados aos municípios. “Este é um programa é uma proposta de expansão da testagem, junto com gestores estaduais e municipais para identificar de forma mais rápida casos positivos da Covid-19 e poder intervir. É, portanto um reforço e estamos aprimorando nossa capacidade de combater o vírus”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti.

Dos 200 testes realizados no perído da manhã, numa tenda instalada próxima da Ponte da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai, três foram positivos na coleta por swab nasal, o que representa pouco mais de 1%.

“Por aqui circulam milhares de pessoas de outros países e de outras regiões do Brasil. Foz do Iguaçu é um ponto estratégico de testagem e vamos conseguir identificar com esta iniciativa, se mais pessoas estão com o vírus, podendo transmitir”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

Programa nacional

Assim, será possível identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que devem fazer quarentena. Essa estratégia é usada para a busca ativa de pessoas que podem demorar para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19, o que ajuda a evitar a disseminação da doença. Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da Covid-19, como escolas e lares de idosos, por exemplo.

Segundo as recomendações do plano, os testes devem ser aplicados para diagnosticar pessoas com e sem sintomas da Covid-19 e podem ser usados em locais de grande circulação. Em uma das estratégias, os estados e municípios serão orientados a fazer pontos de triagem, onde as pessoas serão convidadas a fazer o teste rápido voluntariamente.

Como funciona os testes

O teste de antígeno funciona a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal. O exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste Não necessita de um laboratório para ser processado, é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C.

Com o resultado em 15 minutos, o teste de antígeno tem um grau de confiança elevado, graças a uma tecnologia avançada, que foi se aprimorando desde o começo da pandemia. No entanto, segundo o Ministério da Saúde é importante esclarecer que os testes RT-PCR continuam sendo usados como padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, são necessários para garantir o diagnóstico.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna