Paraná produz maior pão do mundo

O Paraná bateu ontem o recorde de maior pão do mundo, produzindo uma guloseima de 1,571 tonelada e 538,75 metros. A marca pertencia à Polônia, que produziu um pão de 1,1 tonelada em 2001.

Cerca de vinte padeiros trabalharam na produção do pão paranaense, que entre os ingredientes, consumiu 1,4 mil ovos, mil quilos de farinha e 40 quilos de fermento.

Uma forma de três toneladas foi especialmente fabricada e instalada em uma olaria para assar o produto. Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem-PR) acompanharam o processo.

Os relatórios serão enviados para a organização do Guiness Book O Livro dos Recordes, em Londres, Inglaterra, e dentro de dez dias a entidade deve se pronunciar sobre a quebra de recorde.

A iniciativa de fabricar o maior pão do mundo foi do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná. Segundo o presidente da entidade, Joaquim Cancela Gonçalves, a experiência poderá ser aplicada no dia a dia das panificadoras. “Aprendemos, por exemplo, a controlar a temperatura e o tempo de crescimento”, comentou.

O superpão começou a ser produzido às 6h30 e só por volta das 14h é que ficou pronto. Técnicos da empresa Líder Equipamentos para Panificação é que projetaram as formas de 55 metros quadrados que abrigaram a massa.

O moinho Anaconda foi quem forneceu a farinha. A estrutura foi instalada em uma olaria no bairro Campo do Santana, em Curitiba, cujos fornos foram aquecidos a 900 graus e mantidos a 300 graus para assar a massa.

Segundo Gonçalves, o desafio de quebrar o recorde mundial também tem como proposta divulgar e incentivar o aumento do consumo do pão, que é de 42 quilos por ano no Paraná, e de 33 quilos no Brasil.

Distribuição

No final do dia, após pesado, o pão gigante foi distribuído entre três entidades de caridade da capital.