Paraná participa de reunião sobre aeroportos em Brasília

A chefe da Coordenadoria de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Rejane Karan, vai participar nesta sexta-feira (9), em Brasília, a convite do Governo Federal, de um fórum nacional para discutir projetos regionais no setor aeroviário. O encontro acontece na Secretaria de Aviação Civil da Presidência (SAC) e reúne secretários, gestores e representantes dos Estados e da União.

Rejane Karan vai ouvir as propostas da Secretaria da Aviação Civil e do Governo Federal para o setor aeroviário e tomar conhecimento das ações que vêm sendo desenvolvidas neste modal pelos demais Estados da Federação.

Durante o encontro será iniciada a discussão em torno da distribuição de recursos federais para o modal aeroviário. A destinação dos recursos provenientes da recente concessão de aeroportos à administração privada (Guarulhos, Campinas e Brasília) que serão absorvidos pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) também está na pauta do fórum. Os três aeroportos foram arrematados pelo valor total de R$ 24,5 bilhões, que representam a maior contribuição fixa ao sistema aeroportuário.

O Paraná pretende avaliar as políticas do Governo Federal para o setor com a finalidade de comparar com as necessidades do modal aéreo nas várias regiões do Estado e estabelecer uma ligação com o Plano Nacional de Aviação Civil.

Criar sistemas que levem em conta investimentos municipais, estaduais e federais na área de infraestrutura e logística, inclusive aérea, é uma das bandeiras do secretário Richa Filho. O objetivo é atrair recursos para as várias regiões do Paraná, onde existe maior demanda.

Voltar ao topo