Paraná no Sistema Único de Segurança em agosto

O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o diretor-geral Marco Antônio Berberi estiveram ontem em Brasília, reunidos com diretores do Ministério da Justiça para definir os últimos detalhes para o ingresso do Paraná no Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Criado pelo governo federal, em parceria com governadores, o Susp tem como objetivo principal uniformizar as ações no combate à violência, principalmente, na luta contra o crime organizado.

“O Ministério da Justiça foi muito receptivo com relação às nossas idéias. Ficou definido que o Paraná irá ingressar no Susp em agosto próximo”, revelou Delazari, que também expôs as dificuldades orçamentárias que o Estado enfrenta neste setor. “Não houve um planejamento orçamentário adequado para a Segurança Pública no governo anterior. Agora, enfrentamos a falta de verba. Apesar disto, temos desenvolvido programas alternativos e baratos que poderão auxiliar no trabalho policial”, observou o secretário.

Geoprocessamento

Uma das ferramentas que a Secretaria da Segurança Pública vem desenvolvendo no combate ao crime organizado é o geoprocessamento. “É um programa de computador, que está sendo desenvolvido com um custo muito baixo pelo Celepar (Companhia de Informática do Paraná), que vai informar em tempo real onde os crimes estão acontecendo no Paraná”, explicou Delazari.

De acordo com o secretário, o plano de Segurança Pública do Paraná, requisito básico para o ingresso no Susp, está em fase final de elaboração. “Foi criada uma comissão, com a participação de técnicos do Ministério da Justiça, para a finalização do plano paranaense”, afirmou o secretário.

O ingresso oficial do Paraná no Susp será celebrado no próximo mês com a visita do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, a Curitiba.

Integração

O Susp foi concebido com o objetivo de integrar as ações das polícias nas três esferas do Poder Executivo. Conforme os Estados vão aderindo ao programa, também estão sendo criados Gabinetes de Gestão Integrada. Além do secretário de Estado da Segurança Pública, que atuará como coordenador deste gabinete, farão parte também desta estrutura representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, e guardas municipais. A intenção do governo federal é contar ainda com a cooperação ativa do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário.

Voltar ao topo