O Paraná terá sete representantes, entre os setenta integrantes e 27 observadores de todos os estados, no Conselho Nacional das Cidades. A eleição foi anteontem em Brasília, no encerramento da Conferência Nacional das Cidades. O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, fará parte do conselho como representante do segmento do poder público executivo estadual.

Foram indicados como titulares Anselmo Schwertner, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), o prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, da Associação dos Municípios do Brasil (AMB), e Luiz Carlos da Silva Herlain, da Central de Movimentos Populares (CMP). Também farão parte do conselho, como suplentes, o vereador de Curitiba Jorge Bernardi (PDT), o presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, Carlos Eduardo de Afonseca e Silva, e José Aparecido Leite, da Central de Movimentos Populares (CMP).

O Conselho Nacional das Cidades vai avaliar a execução da política urbana nacional e dos programas do Ministério das Cidades, além de ajudar os municípios na aplicação do Estatuto das Cidades. “O conselho é a expressão da sociedade brasileira e também a demonstração do respeito deste governo para com o protagonismo do povo”, disse o ministro das Cidades, Olívio Dutra.

continua após a publicidade

continua após a publicidade