Paraná na competição de aerodesign

Doze aviões radiocontrolados e em escala reduzida, projetados por estudantes de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, de Materiais e Elétrica de sete faculdades do Sul do País encontram-se em construção para disputar a 5.ª Competição SAE Brasil de AeroDesign. A competição acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São Jose dos Campos (SP), e reúne 56 projetos, de 37 faculdades de doze Estados. Além do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão inscritas aeronaves feitas por estudantes de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio, Minas, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Maranhão e Bahia.

O Paraná é representado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que tem duas equipes, e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com uma equipe. O Rio Grande do Sul disputa pela Universidade Luterana do Brasil e a Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF), com uma equipe cada, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com duas equipes. Com o maior número de equipes dos três Estados, Santa Catarina é representado pela Universidade de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille), com uma equipe cada, além da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com duas equipes.

Terceira e sexta colocada em 2002, a UFRS continua com duas equipes: Minuano e Maragato, num total de vinte alunos. Com um avião reformulado, a Minuano, formada por alunos de Engenharia Mecânica e de Materiais, aposta na experiência e dedicação dos alunos para ficar entre os primeiros. “Estamos no quarto ano e criamos métodos de trabalho que ajudam, principalmente, a lidar em imprevistos”, comenta Cléber Spode, capitão da equipe. Estreante, a Univille participa com a equipe Pelicano, que está na fase final de montagem do protótipo. “Estamos pesquisando muito, principalmente interpretação de cálculos de aerodinâmica”, adianta o capitão Wagner Tavares.

Competição

Novamente recorde de inscrições (duas a mais que em 2002), a SAE AeroDesign resulta de um desafio lançado pela SAE Brasil (Society of Automotive Engineers www.saebrasil.org.br) a estudantes de todo o Brasil: o de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento da Competição, e capazes superar uma bateria de testes aplicada pela instituição, demonstrando capacidade de vôo controlado, para uma carga útil (representada por pesos incrementais) sempre crescente, até as condições limite do projeto.

A Competição de Vôo consiste em as equipes fazerem, várias vezes, os aviões, comandados por rádio, levantar vôo, numa pista de até 61m, sobrevoar um campo e aterrissar em até 122 metros, em condições controladas. Além do combustível padrão, os aviões devem usar motor de 10 cc e voar transportando pesos cada vez maiores.

Como prêmio, as duas equipes que atingirem maior pontuação ganham o direito de representar o Brasil em competição equivalente, realizada nos EUA e promovida pela SAE International, denominada SAE AeroDesign East.

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