Paraná lança programa para acabar com lixões

O Paraná produz cerca de 8 mil toneladas de lixo por dia. Desse total, 69% não têm destino adequado. Um programa lançado ontem pelo governo do Estado pretende reduzir esse volume em 30%. Para isso, quer acabar com lixões existentes em 188 municípios até 2006. O governo vai investir recursos de R$ 12,7 milhões para a construção de aterros sanitários, além de capacitação de gestores municipais que atuarão nesses locais para garantir seu correto funcionamento.

Batizado de “Desperdício Zero”, o programa será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O secretário da pasta, Luiz Eduardo Cheida, diz que até o fim do ano que vem todos os municípios do Paraná deverão ter uma área para a destinação final de resíduos, cumprindo inclusive uma lei estadual sancionada em 2002. Para que esse programa dê certo, a secretaria assinou um termo de cooperação com todos os municípios, além de mais de setenta empresas e instituições que também se comprometeram em reduzir a quantidade de lixo, ou dar um destino adequado aos produtos gerados.

Segundo o secretário, esse programa é viável, porque já existem iniciativas que estão dando certo no Estado. Cheida afirmou que o Paraná ocupava, há nove meses, o décimo lugar no País no recolhimento de embalagens de agrotóxicos na área rural. Hoje está em primeiro lugar. “Isso demonstra que esse programa será viável e com ele poderemos mudar a realidade”, disse.

Quadro

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, 211 municípios paranaenses utilizam aterros sanitários para o depósito de resíduos urbanos. Desse total, 114 aterros foram implantados com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Saneamento. Em 95 municípios são utilizadas fontes alternativas de recursos para solucionar o problema dos lixões. Desses aterros, 64 foram concluídos e treze estão em fase de execução. Para a redução no volume gerado, a estratégia do governo será desenvolver campanhas educativas, visando a conscientizar a população e o setor produtivo da importância de reduzir a geração de resíduos. Segundo Cheida, só em 2002 foram gerados no Paraná 15,7 milhões de toneladas de resíduos industriais. “Tenho certeza que poderemos baixar muito esse volume à medida que as empresas se conscientizarem do papel importante que elas têm na melhoria do ambiente”, disse.

Um exemplo de reciclagem

O programa “Desperdício Zero” entregou às empresas parceiras e aos prefeitos dos municípios que estiveram presentes ao lançamento um CD- ROM contendo toda a legislação de resíduos sólidos e a política do Estado do Paraná para esse setor.

O CD foi escolhido pelos técnicos pelo fato de Curitiba possuir uma empresa pioneira no País na reciclagem de policarbonato. O programa de reciclagem inclui a limpeza magnética das mídias-desmagnetização, o desmonte dos discos e a reciclagem do plástico e de outros componentes. O CD também é uma forma de não gerar mais papel, já que a legislação de resíduos totaliza 248 páginas. O conteúdo do CD também estará disponível no site www.pr.gov.br/sema. (AEN)

Voltar ao topo