Paraná institui o vazio sanitário para a soja

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, assinou a resolução que estabelece o vazio sanitário para a soja, em 2008. Com isso, o plantio da safrinha, entre os meses de fevereiro e março, será inviabilizado. A resolução determina a fiscalização sobre todos os agentes da cadeia produtiva como o plantio, transporte, armazenagem, industrialização e a comercialização da produção de soja.

O vazio sanitário vai vigorar entre 15 de junho a 15 de setembro de 2008. Nesse período não pode haver nenhum plantio, colheita ou manuseio inadequado de soja. Até mesmo as plantas voluntárias que nascem em beiras de estradas, caminhos e ferrovias, devem ser eliminadas, determina a resolução. A medida visa evitar a proliferação da ferrugem asiática, doença que já causou prejuízos avaliados em R$ 3,82 bilhões à sojicultura brasileira na safra 2005/06.

?A preocupação é manter a sanidade e a qualidade da produção do grão?, disse Bianchini. O Paraná será o oitavo estado a adotar o vazio sanitário para a soja. A medida já foi implantada no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Os produtores que não cumprirem a resolução sofrerão as penalidades legais que podem chegar até à restrição de crédito rural e interdição da propriedade.

Voltar ao topo