Saúde

Paraná inicia 18º Encontro de Tutores do PlanificaSUS com foco em Saúde Mental

SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná iniciou nesta terça-feira (09) o 18º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS. O evento de três dias reúne 110 tutores regionais para discutir a implementação da Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O encontro conta com a parceria técnica do Hospital Israelita Albert Einstein.

O foco desta edição é a Saúde Mental, área prioritária para o governo estadual. A Sesa tem investido na qualificação de profissionais não especialistas para o manejo de transtornos mentais na porta de entrada do SUS, utilizando ferramentas como o Manual de Intervenções mhGAP da Organização Mundial da Saúde.

No primeiro dia, a oficina de avaliação foi dedicada às Regionais de Saúde da Macrorregião Norte e à 4ª Regional de Saúde de Irati. Nos dias seguintes, profissionais de todas as regiões do Paraná participarão das atividades.

O encontro visa analisar os resultados do Ciclo de Planificação 3, realizado em 2025, e definir estratégias para melhorias na atenção à saúde, com foco no fortalecimento dos fluxos e do acolhimento na Linha de Cuidado em Saúde Mental. Também será elaborado um planejamento estratégico para 2026.

O PlanificaSUS Paraná é uma iniciativa da Sesa em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) do Ministério da Saúde. O programa já qualificou mais de 18 mil profissionais em formações continuadas em saúde no estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.