Paraná está na fase final de vacinação contra rubéola

A Secretaria de Saúde alerta que está na fase final da Campanha de Vacinação contra Rubéola e que o Paraná ainda precisa vacinar 445,8 mil pessoas – entre 20 e 39 anos. Até agora, o Estado realizou 87% de cobertura vacinal, número que corresponde a 3 milhões pessoas. O prazo termina dia 15 de dezembro.

A maior adesão à campanha continua sendo do público feminino: 89% delas já se vacinaram (1,5 milhão da meta de 1,7 milhão), enquanto 85% dos homens compareceram aos postos de vacinação (1,4 milhão da meta de 1,7 milhão).

De acordo com o secretário de saúde, Gilberto Martin, a campanha tem como objetivo imunizar, pelo menos, 95% do público-alvo. Somente com o fortalecimento da cobertura vacinal, será possível restringir a circulação do vírus da rubéola no Estado.

“É preciso lembrar que, quando há resistência à adesão da campanha, a população continua susceptível a doença. O principal risco é a transmissão do vírus para mulheres grávidas, o que pode causar malformação congênita no feto, provocando cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos no bebê”, destaca o secretário.

Sintomas

A transmissão ocorre por contato diretor – tosse ou espirro. Entre os sintomas estão: febre, dor nas articulações, manchas vermelhar na pele, conjuntivite e gânglios.

Durante 2007, no Brasil, dos 8.684 casos confirmados de rubéola, 70% ocorreram em homens. No Paraná, no mesmo período, dos 63 casos, 46 (73%) foram em homens. Destes, 91,30% na faixa etária de 20 a 39 anos.

Atualmente, dos 399 municípios paranaenses, 194 atingiram a meta ideal (95%). Outros 42 estão próximos de atingir cobertura, com índices parciais de 90%. Para incentivar os últimos dias da campanha, o Ministério da Saúde sugeriu o slogan “Agora só Falta Você”.