Paraná enviará médicos para atender pacientes da dengue no Rio

Eles já começam a trabalhar na segunda-feira (7) no pré-atendimento emergencial dos hospitais cariocas. ?Este é um processo de colaboração e solidariedade. Não poderíamos deixar de ajudar o Rio de Janeiro neste momento. O País está unindo esforços para auxiliar as autoridades sanitárias deste Estado e no Paraná, obviamente, não seria diferente?, disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

Os profissionais atuarão em regime de plantão e serão financiados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro. Ao todo, 40 médicos residentes já estão cadastrados para atender a população na fila de espera dos hospitais. ?Os médicos passarão por um processo de treinamento antes de atuar no atendimento a população?, disse o diretor médico da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Ribas.

Os residentes cumprirão carga horária semanal de 48 horas. Poderão optar ? dentro do cronograma criado pela secretaria de saúde do Rio de Janeiro ? por escalas de quatro plantões de 12h cada ou dois plantões de 24h cada. Os 40 residentes são voluntários. Isto corresponde a 80% do total de residentes do Hospital de Clínicas. ?O objetivo é propiciar aprendizado, participar de uma epidemia é uma experiência que contará muito para o crescimento profissional dos residentes. Além disso, com o envio dos residentes não será prejudicado o atendimento na rede pública de saúde?, explicou o chefe do departamento de pediatria do Hospital de Clínicas, Rubens Cat.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.