Paraná envia ao Rio testes para lepra e leichmaniose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou ontem ao Ministério da Saúde (MS) 3.050 frascos de testes para diagnósticos da hanseníase e leishmaniose tegumentar americana. Os testes foram desenvolvidos no Centro de Produção e Pesquisa Imunobiológico (CPPI) da Sesa e foram enviados à Central Nacional de Distribuição de Imunobiológico (Cenadi) do MS, localizada no Rio. De lá, será feita a distribuição dos testes às demais regiões do país.

Foram enviados 2.300 frascos de antígeno de Montenegro para diagnósticos de leishmaniose e 750 frascos de antígeno de Mitsudina para diagnóstico de hanseníase. Cada frasco chega a realizar até sete testes o que totalizará 21.350 testes para diagnóstico.

Este envio é o resultado de um convênio firmado neste ano entre a Secretaria e Ministério da Saúde. O convênio vai até 2004 e prevê o repasse ao CPPI de R$ 412 mil para o envio de 12 mil frascos de antígeno de Montenegro e 5 mil de antígeno de Mitsudina. “Fizemos esse convênio porque há uma grande dificuldade no país de produção dos testes e o Paraná é o único Estado que produz o Antígeno de Mitsudina no Brasil”, diz Maria Inês Pizzol Corrêa, chefe da Divisão Técnica do CPPI. Com este convênio, a Secretaria poderá implementar o Centro e Pesquisa do CPPI com a compra de equipamentos de última geração.

Além deste convênio, o CPPI já está se preparando para enviar ao Ministério da Saúde frascos com 10 mg de soro antiloxoscélico, para picada de aranha-marrom, que será distribuído para todo o Brasil. Somente o CPPI desenvolve este tipo de soro no País. “A tecnologia e o controle de qualidade microbiológico, físico-químico e biológico fez do CPPI o primeiro órgão da saúde a receber a certificação da ISO no Brasil”, acrescentou Maria Inês.

Voltar ao topo