Paraná em Ação faz casamento coletivo em Carlópolis

Uma cerimônia de casamento coletivo, promovida pelo programa Paraná em Ação, aconteceu neste sábado (24), às 18h, no salão paroquial da Paróquia Bom Jesus da igreja Matriz, em Carlópolis, norte pioneiro do Estado.

Dezessete casais receberam suas certidões de casamento no civil, acompanhado de uma fotografia dos noivos tirada momentos antes pela equipe do Paraná em Ação. O evento é organizado pela secretário de Estado de Relações com a Comunidade.

Para o coordenador do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, o casamento coletivo é uma marca importante para esta ação de cidadania. “É um momento significativo porque os casais encerram uma espera de muitos anos para ter o casamento legalizado. O Governo do Estado e a coordenação do programa se sentem honrados em concretizar os sonhos destas famílias”, disse Arantes.

Maria Aparecida Fonseca Alves e Lindomar Sebastião Filho, juntos há 16 anos, têm três filhos e sempre quiseram casar, mas nunca tiveram condições financeiras para fazer a cerimônia. “Quando soubemos da vinda do Paraná em Ação, procuramos a Ação Social da Prefeitura e nos inscrevemos. Estamos realizados”, disse Lindomar.

Cidadania

A 14ª edição do Paraná em Ação termina neste domingo na praça central de Carlópolis. O evento oferece uma série de serviços gratuitos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, além de exames de saúde, oficinas profissionalizantes e de geração de renda, atividades infantis e ações de cidadania.

De acordo com o secretário de Relações com a Comunidade, Renê Pereira Costa, o Paraná em Ação mostra que a população busca legalizar a cidadania. “O trabalho conjunto dos parceiros que nos ajudam concretizar este programa, como um dos mais importantes do Estado no resgate da cidadania e direitos sociais da população, é nosso grande diferencial”, disse Costa. Ele lembra que atualmente o Programa conta com serviços que atendem todas as faixas etárias da população.

Os serviços voltados à prevenção e cuidados com a saúde tiveram procura. Funcionários da Secretaria da Saúde e voluntários de várias instituições fizeram exames de glicemia e de urina, avaliação física, orientação sobre saúde bucal, antitabagismo, cadastro de doadores de órgãos, entre outros. As pessoas têm acesso também aos principais exames de saúde como um rápido check up.

O Núcleo Regional de Educação Regional a Creche Casa da Criança de Curitiba participam do Paraná em Ação de Carlópolis com atividades como separação correta de resíduo, costura recicláveis oficina da amizade entre outras atividades.

O Núcleo Regional de Educação apresentou trabalhos das Apaes e da Biblioteca cidadã. A prefeitura de Pinhalão exibiu trabalhos dos Guardiões da Natureza, numa parceria com a polícia ambiental e secretária municipal de Meio Ambiente, e alunos do ensino fundamental de terceira e quarta serie do fundamental, para mostrar o trabalho feito no município.