Paraná é o estado com mais reservas naturais particulares

O Paraná é o Estado com maior número de reservas particulares de patrimônio natural (RPPNs) do Brasil. São 180 – 35% do valor total de unidades de conservação existentes no Brasil. São aproximadamente 34 mil hectares de parques particulares conservados diretamente pelos proprietários. A secretaria estadual do Meio Ambiente propõe que os donos de reservas legais e RPPNs sejam recompensados pela preservação da cobertura vegetal.

A proposta, apresentada na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, vem ao encontro de uma campanha lançada pela SPVS, ONG ambientalista com sede em Curitiba, para facilitar a aproximação entre empresas interessadas em adotar áreas com araucárias e campos naturais no Paraná e donos que disponham desses remanescentes em bom estado de conservação e que não tenham recursos para mantê-los. Outra campanha, capitaneada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, que reúne 257 entidades em todo Brasil, reivindica medidas urgentes para proteção das florestas remanescentes de araucária.

Na iniciativa privada, há exemplos como o AlphaVille Graciosa, nos arredores de Curitiba, que, com 306 mil m2 de matas nativas, concentra a maior reserva de araucárias em área urbana do Brasil. Na área, foram identificadas três espécies raras de peixes, além de 85 espécies de aves e seis espécies de mamíferos. O Grupo Positivo, primeira empresa a aderir à campanha da SPVS, adotou os 131 hectares da Mata de Uru, na Lapa.

Voltar ao topo