Paraná é 3.º do País em suicídios

O Paraná é o terceiro Estado brasileiro com maior número de suicídios. Na maioria das vezes, os motivos são fatores relacionados ao trabalho que encaminham o corpo para além das fronteiras da exaustão. O assunto foi tratado ontem pela psicóloga Sizumi Suzuki, consultora voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Curitiba, que proferiu palestra no prédio das varas da Justiça do Trabalho. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná (Sinjutra), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Segundo os últimos índices divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de mortes por suicídio aumentou no País, principalmente na região Sul.

Segundo a psicóloga, não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo. Profissionais, estagiários, estudantes, todos precisam ser melhores do que nunca para alcançar seus objetivos. No Japão, país conhecido por uma população viciada em trabalho, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que o número de mortes relacionadas ao excesso de trabalho decorrentes de estresse, problemas mentais ou depressão praticamente dobrou de abril de 2001 a março de 2002, em relação ao ano anterior. Do total de mortes, 31 foram por suicídio.

Voltar ao topo