Paraná disponibiliza 17 mil agentes para combater a dengue

O verão está se aproximando e a dengue volta a ser uma preocupação em todo o País. No Paraná, 17 mil agentes de saúde serão disponibilizados, no final deste ano e início de 2009, para atuar no combate à doença.

O número foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, durante reunião da Comissão Intersetorial de Combate à Dengue, em Curitiba.

Dos agentes, 13 mil são integrantes do Programa de Saúde da Família. Já os 4 mil restantes atuam especificamente na luta contra a enfermidade, realizando vistorias em residências e dando orientações à população. Todos estão sendo treinados desde o ano passado.

“Vamos trabalhar para que a população não deixe de tomar cuidados básicos para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti. Para que o enfrentamento da dengue ocorra de maneira adequada, tanto o poder público quanto os cidadãos devem fazer a sua parte. Não é um problema apenas nosso”, declarou Martin.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este ano foram registrados 737 casos de dengue em 66 municípios do Paraná, além de 15.715 casos suspeitos notificados. No ano passado, foram verificados casos da doença em 157 municípios.