Plano de imunização

Paraná deve receber ao todo 676 mil doses nesta semana, maior remessa da pandemia

Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.

O envio de vacinas da Covid-19 ao Paraná será recorde nesta semana desde o início da campanha de imunização em janeiro. Com um novo lote de 181.530 doses da Astrazeneca que chega sábado (3), o estado vai contabilizar 676.400 doses em quatro lotes enviados pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Toda a remessa de Astrazeneca que chega sábado de manhã será para aplicação da segunda dose. Já os outros três lotes da semana eram todos de primeira dose, totalizando 543.020. O Paraná já havia recebido quarta-feira (30) uma remessa de 277.250 doses de Astrazeneca e mais 84.240 doses da Pfizer quinta-feira (1º). Na noite desta sexta-feira (2) está programada a chegada de mais 181.530 doses também da Pfizer. Há ainda previsão de envio nos próximos dias de vacinas da Jansen doadas pelos Estados Unidos, que são de dose única.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba vacina pessoas com 44 e 43 anos neste sábado. Abertura de novos locais ainda está indefinida!

>> Ao menos 24 variantes do covid-19 já circularam pelo Paraná desde o começo da pandemia

A meta do governo do Paraná é aplicar a primeira dose da vacina em 80% e a segunda dose em 40% de toda a população adulta até o fim de agosto, mês considerado decisivo pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para que os índices da pandemia tenham queda substancial. A meta é ter todos os paranaenses acima de 18 anos com a primeira dose até o fim de setembro.

Até o início desta sexta-feira, 4,4 milhões de paranaenses tomaram a primeira dose, representando 50,5% do total de 8,7 milhões dos paranaenses acima de 18 anos. Já o número de pessoas com a imunização completa com as duas doses no estado é de 1,3 milhão – aproximadamente 15% da população adulta. O Paraná recebeu do governo federal desde o início da campanha de imunização da Covid-19 o total de 7,5 milhões de doses.