Paraná cria fórum parlamentar de aids

Quatorze deputados da Assembléia Legislativa (AL) do Paraná integram a Frente Parlamentar em HIV/Aids, lançada ontem em Curitiba. A frente terá como objetivo envolver os poderes executivo e legislativo em ações de articulação e viabilização de projetos para trabalhar a prevenção e redução da aids no Estado. A Assembléia Legislativa do Paraná é pioneira nessa iniciativa, e espera contar com a Frente Parlamentar em HIV/Aids Nacional – composta por 56 deputados federais – para incentivar a criação de novas frentes em outros estados da federação.

O presidente da Comissão de Saúde Pública da AL e presidente da Frente estadual, deputado estadual Luciano Ducci disse que a intenção é mobilizar esses estados para que em maio se possa fazer um encontro para discutir a problemática na maior parte do País. Segundo Ducci, o Paraná saiu na frente nessa iniciativa pelo próprio repertório de Curitiba ser pioneiro em diversas ações. Ele citou como exemplos a gratuidade de exames de HIV nos postos de saúde, o projeto Mãe Curitiba que trabalha e a redução da transmissão vertical do vírus.

“Além disso, Curitiba foi escolhida pelo Ministério da Saúde como uma das cidades pilotos de projeto de distribuição de preservativos nas escolas”, comentou. O deputado acredita que a partir do lançamento da Frente, os parlamentares deverão apresentar trabalhos que abordem a questão do HIV/aids. Um dos poucos projetos que tramitou na AL este ano foi de autoria de Ducci, e prevê ações proibitivas à discriminação a portadores do vírus. O projeto de lei já foi aprovado e aguarda sanção do governo do estado.

O diretor adjunto do programa DST/Aids do Ministério da Saúde (MS), Raldo Bonifácio Costa Filho disse que a iniciativa do Paraná é muito bem vinda, “pois quando se pensa em controlar a epidemia é preciso envolver diversos segmentos”. Os dados do MS apontam que desde 1983, quando a epidemia teve início no País, foram notificadas 277.141 ocorrências da doença. Na década de 90 foram 25 mil novos casos, e desde 2000 o total de casos vem se mantendo em 22 mil por ano. Até setembro deste ano foram 19.373 notificações.

Tecnologia

A grande preocupação hoje é com o aumento de casos entre os heterossexuais, já que em 65,5% dos homens com aids, a contaminação aconteceu em relações com mulheres. A justificativa é a falta de prevenção nas relações estáveis, e o homem por confiança na parceira, não usa preservativos. Diante disso, Raldo Costa Filho afirmou que o MS vai mudar o foco das campanhas de conscientização. Ele destacou ainda que o governo estará investindo até 2006, US$ 200 milhões para dar continuidade às ações de prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids. Para isso, assinou nessa semana um novo acordo de empréstimo com o Banco Mundial (Bird), sendo que o governo dará em contrapartida metade dos recursos.

Esse dinheiro será destinado para aumentar a capacidade de combate à epidemia e reduzir o seu impacto. As principais metas do acordo incluem a melhoria da cobertura e a qualidade das intervenções de prevenção e assistência, o fortalecimento dos gastos com monitoramento e avaliação das ações e a introdução de novas tecnologias no campo de vacinas e tratamento. Segundo o diretor a grande novidade dessa fase do programa é ao investimento em tecnologia, “pois não basta apenas falar da prevenção sem investir no tratamento dos doentes e na possibilidade da cura”, falou.

Voltar ao topo